Informações Importantes:

O prazo para submissão de trabalhos foi encerrado em 20 de maio de 2024. A Comissão Científica agradece os mais de 200 trabalhos inscritos.

Estamos analisando cada trabalho e daremos um retorno no e-mail do proponente até o dia 10 de junho de 2024.

Categorização dos trabalhos

Categorização dos trabalhos

  • Pesquisa Teórica
  • Pesquisa Básica
  • Pesquisa Aplicada
  • Prestação de Serviço
  • Formação e Disseminação em Análise do Comportamento
  • Outro

 Área do Trabalho

  • Análises conceituais, históricas e filosóficas
  • Cultura
  • Educação
  • Educação Especial
  • Esporte
  • Forense
  • Intervenção Clínica Extra Consultório
  • Intervenção Clínica no Consultório
  • Jogos e Gamificação
  • Neuropsicologia
  • OBM / Organizações e Trabalho
  • Processos Comportamentais Básicos
  • Saúde
  • Sustentabilidade
  • Transtorno do Espectro do Autismo
  • Outros
Todos os resumos deverão atender aos seguintes requisitos:

Ser escrito em um dos idiomas: português, inglês ou espanhol; Possuir título com no máximo 100 caracteres; Conter no máximo 10 autores; Conter no máximo 2000 caracteres no corpo do texto do resumo; Ser redigido no espaço destinado para tal no sistema de inscrição; Ser contínuo, sem parágrafos, subtítulos, tabelas, figuras ou quadros; Conter de três a cinco palavras-chave.

Modalidades de submissão

O/A proponente deve ser Mestre e/ou Doutor (a).

O simpósio é constituído de diferentes apresentações e abordagens sobre um determinado tema comum central. Os palestrantes apresentam assuntos relacionados ao tema principal do simpósio, buscando trocar informações e aprofundar o assunto. Após as apresentações, os ouvintes podem participar com perguntas aos integrantes.

Deve envolver a apresentação de dados de pesquisas empíricas, conceituais, históricas ou metodológicas, por participantes, preferencialmente (mas não obrigatoriamente), afiliados a instituições distintas. Os simpósios serão compostos por três exposições, de 25 minutos cada uma, sobre um mesmo tema. Devem ser reservados 15 minutos, ao final do simpósio, para o debate. Os simpósios deverão ter, ao todo, 90 minutos de duração. Um dos participantes que fará a exposição de uma das apresentações deverá ser indicado como coordenador do simpósio, que deverá moderar a sessão, estimular a discussão entre os apresentadores dos diferentes trabalhos e entre os membros da plateia, assim como realizar observações que ressaltem e integrem as contribuições de cada um dos expositores.

A submissão deverá contar com um resumo de cada apresentação e um resumo geral, cuja elaboração é de responsabilidade do coordenador (totalizando, assim, quatro resumos). O resumo geral deverá apresentar a proposta do simpósio, descrever as contribuições das apresentações individuais e discorrer sobre os principais aspectos a serem considerados para a discussão a partir das apresentações individuais.

O/A proponente deve ser Doutor (a).

Mesas redondas são reuniões que contam com um coordenador/moderador que orienta a discussão em torno de um tema principal. Os integrantes da mesa têm tempo limitado para apresentar seus pontos de vista para o debate posterior. É comumente utilizada quando um tema ainda não está consolidado ou é passível de discussões e diferentes visões.

Deve envolver a apresentação de dados de pesquisas empíricas, conceituais, históricas ou metodológicas recentes, por participantes, preferencialmente (mas não obrigatoriamente), afiliados a instituições distintas. Serão compostas por três exposições, de 25 minutos cada uma. Devem ser reservados 15 minutos, ao final, para o debate. As mesas deverão ter, ao todo, 90 minutos de duração. Um dos participantes que fará a exposição de uma das apresentações deverá ser indicado como coordenador, que deverá moderar a sessão, estimular a discussão entre os apresentadores dos diferentes trabalhos e entre os membros da plateia, assim como realizar observações que ressaltem e integrem as contribuições de cada um dos expositores.

A submissão deverá contar com um resumo de cada apresentação e um resumo geral, cuja elaboração é de responsabilidade do coordenador (totalizando, assim, quatro resumos). O resumo geral deverá apresentar a proposta da mesa, descrever as contribuições das apresentações individuais, assim como suas convergências e divergência, apresentar a proposta da mesa redonda e discorrer sobre os principais aspectos a serem considerados para discussão a partir das apresentações individuais.

Os trabalhos podem ser propostos por estudantes de iniciação científica (em andamento ou finalizado) e/ou pós-graduandos.

Consiste em relatos breves de investigações empíricas, conceituais, históricas ou metodológicas. Será dada prioridade aos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso, pesquisas de iniciação científica e mestrados.

No caso de trabalhos de graduandos que foram orientados por um professor, o nome deste deve constar entre os coautores. Cada apresentação terá duração de 15 minutos. Os resumos de comunicação oral devem conter as seguintes informações, sem necessidade de identificar as seções no texto: • Introdução • Objetivos • Métodos • Resultados e discussão. As sessões de comunicação oral serão organizadas pela Comissão Científica com base na temática e/ou palavras‐chave informadas, consistindo em uma sessão composta por três a cinco apresentações. Cada sessão temática terá um coordenador a ser indicado pela Comissão Científica do evento, à qual se reservará o direito de designar quaisquer dos autores de uma sessão de comunicações orais como coordenador da sessão. Será função do coordenador apresentar a sequência de trabalhos e gerenciar o tempo disponível para perguntas.

Caso não seja possível inserir um trabalho proposto na modalidade em uma sessão de comunicação oral, a Comissão Científica se reserva o direito de sugerir alteração no formato da apresentação para painel. Ao apresentar uma proposta de Comunicação Oral, você estará ciente da possibilidade de presidir a sessão da qual participará e de que ela venha a ser proposta para exposição sob a forma de painel, se necessário.

Consistem em trabalhos, apresentados em pôster impresso, de relatos de pesquisas empíricas, históricas, conceituais, metodológicas, ou experiências na aplicação de tecnologia. Os resumos de painéis devem conter as seguintes informações, sem necessidade de identificar as seções no texto: • Introdução • Objetivos • Métodos • Resultados e discussão.

Todos os painéis devem estar, necessariamente, em formato de banner (não serão aceitos painéis confeccionados em folhas avulsas) com até 90 cm de largura por 120 cm de altura. O apresentador deverá se responsabilizar pelo material necessário para a fixação do painel no local de apresentação.

A Comissão Científica dará prioridade às inscrições que incluam relatos completos de pesquisa ou estudos de caso completos. Relatos completos de pesquisa devem oferecer resultados já produzidos e incluir, no resumo, um sumário dos dados e uma descrição clara do método utilizado para a sua coleta e sistematização. Os painéis devem apresentar título, autores e afiliação institucional, objetivo, método, resultados, discussão e referências bibliográficas. Relatos ou estudos de caso completos devem apresentar uma descrição clara da queixa ou situação‐problema identificados, dos procedimentos, técnicas e estratégias utilizados, bem como dos resultados obtidos, até então, na intervenção. Dados coletados por meio de observação sistemática e/ou instrumentos padronizados terão preferência. Os relatos podem se referir a trabalhos que façam parte de projetos institucionais, programas de intervenção ou estudos de caso, nas áreas de aplicação da clínica, educação, trabalho, saúde, esportes e outros. No caso de trabalhos de graduandos que foram orientados por um professor, o nome deste deve constar entre os coautores. Os painéis serão apreciados por um avaliador, não sendo necessária a apresentação. As avaliações servirão como base para a premiação dos painéis.

Submissão de trabalhos: de 11/03 a 20/05

Resultados até 10/06